Produtos e Serviços

A construção através de Fôrmas metálicas une o que há de melhor na Construção Civil.

  • Planejamento
  • Praticidade
  • Produtividade
  • Eliminação dos Desperdícios
  • Eliminação dos Retrabalhos
  • Caráter Social e Ambiental
  • Solidez do empreendimento
  • Retorno do investimento.

A construção através de Fôrmas Metálicas exige um planejamento antecipado das tarefas a serem executadas. Isto em primeiro momento faz com que seja necessário pensar muito antes de executar.

Esse planejamento inicial é a chave para uma construção rápida, eficiente e segura e suas vantagens podem ser facilmente percebidas, pois , tubulações elétricas, hidráulicas, espessura de paredes, alimentação do gás, estrutura do prédio, mão de obra, materiais e todos os detalhes que compõem uma construção são analisados antes da execução.

Isto significa que na obra, a execução será muito mais simples, muito mais operacional e com muito menos desperdício de tempo e de materiais.

Para empresas que visam alta lucratividade, facilidade de execução pela equipe de trabalho e satisfação do seu cliente final, o planejamento antecipado das tarefas é peça chave para o sucesso do empreendimento.

praticidade

O processo construtivo através de Fôrmas metálicas é um processo industrializado. Ele permite aos operadores uma visão clara dos serviços a serem executados e os materiais a serem utilizados. Ele permite ao Mestre de obra um controle dos detalhes da produção.

Todos os dias há uma sequência pré-determinada de serviços a serem executados, e o grupo de funcionários tem bem especificado qual a prioridade e qual o nível de acabamento que se deseja com a obra, não há surpresas indesejadas.

As fôrmas metálicas têm encaixes perfeitos, são fáceis de serem montadas e alinhadas e possuem poucas peças pequenas que podem ser perdidas durante a obra.

produtividade

Uma grande vantagem de construir usando formas metálicas é o aumento da produtividade que este método propicia.

Considere um sistema construtivo que permite poucos operários trabalharem, não há necessidade de fazer força, há um ciclo claro e bem definido de tarefas, há uma lista de materiais a serem empregados para execução dessas tarefas, é fácil o acompanhamento da obra pelo Mestre e pelo Proprietário e o resultado final são paredes e lajes praticamente planas e que já possuem em seu interior todas as instalações elétricas e hidráulicas.

Adicione a este sistema um planejamento bem feito e o resultado será uma obra limpa, rápida, econômica, prazerosa aos funcionários, excelente ao cliente e com grande resultado ao proprietário.

Em países onde há escassez de mão de obra e de matérias primas, necessidade de superar desafios climáticos ou geológicos (ex. terremotos) a construção através de Fôrmas Metálicas é a opção mais viável. O Brasil é abençoado por não ter estes problemas, mas aumentar a produtividade, melhorar a condição de trabalho, oferecer ao cliente final um produto melhor e ainda obter melhores resultados é um objetivo que toda a empresa deve buscar.

despercidicios

Um dos principais pilares para o bom desempenho econômico de uma obra é a eliminação do desperdício. Estudos apontam que a construção civil é um dos processos produtivos que mais desperdiça recursos. Dentre os itens que mais são desperdiçados estão a argamassa, cimento, madeira, tijolos e tubulações plásticas.

A construção através de fôrmas metálicas torna-se mais racional e com menos desperdícios pelos seguintes motivos:

Todas as tubulações elétricas e hidráulicas já são fundidas junto com as paredes.

Não há necessidade de uma vez erguidas as paredes, quebrar parte delas para passagem das tubulações.

Também não há necessidade de rebocar as paredes, pois as fôrmas metálicas proporcionam, após a concretagem com o concreto correto e através do sistema de alinhamento das paredes prontas para a aplicação da pintura. Quando se trabalha com as Fôrmas metálicas, o processo de produção das lajes, também é industrializado. Ao contrário do processo convencional, a produção das lajes é feita utilizando escoramento das próprias paredes e utilizando ¼ da quantidade de escoras. O nivelamento inferior e superior também é muito mais rápido pois todas as paredes estão niveladas e alinhadas. O objetivo é trabalhar com uma laje com zero grau de angulação.

Com a redução no desperdício de madeira (das lajes e nas escoras), do cimento e agregados (do chapisco, do reboco e da massa perdida no transporte da betoneira até o local de utilização e a perda durante a aplicação), vem agora a padronização das portas e janelas. Por ser um processo industrial, as portas e janelas são fundidas durante a concretagem, sempre iguais e sempre niveladas. E isso também se reflete em economia, pois com medidas iguais a quantidade de material a ser comprado é sempre a mesma.

O processo construtivo através de Fôrmas metálicas, convida ao empreendedor e construtor a considerar o máximo de aproveitamento dos materiais. Tudo na obra é pensado para aumentar a produtividade e diminuir o desperdício.

retrabalho

Um dos principais elementos impactantes do custo do empreendimento é o retrabalho, e está diretamente relacionado ao desperdício de material e da qualidade de trabalho dos funcionários.

Abaixo está um quadro simplificado comparando o número de funcionários e o tempo para a construção da parte estrutural, instalação das tubulações elétricas e hidráulicas e regularização das paredes para um bloco contendo 32 apartamentos com metragem total de 1.823,00 m2 .

Serviço / Profissional – tempo de execução da obra 120 dias

Quantidade de Funcionários

Carpinteiros

05

Armadores

03

Ajudante de armador

03

Pedreiros

02

Eletricista

01

Ajudante eletricista

01

Encanador

01

Ajudante Encanador

02

Total de funcionários

18

 

A utilização das fôrmas metálicas permite uma redução considerável do número de funcionários e de tarefas a serem realizadas até a fase de estrutura do empreendimento.

Serviço – tempo de execução da obra 40 dias

Quantidade de Funcionários

Grueiro

01

Montadores das fôrmas e da laje

03

Responsável pela elétrica

02

Responsável pela hidráulica

02

Pedreiro para regularização das paredes.

02

Colocadores da tela de aço

02

Total de funcionários

12

A economia é de 6 Funcionários por mês. Além da grande vantagem na redução do prazo de construção da estrutura de 120 para 40 dias

A vantagem da utilização das Fôrmas Metálicas fica ainda maior se comparada com os processos convencionais quando há um cronograma apertado e a necessidade de grande produção diária.

iso

pbqpO Brasil, seguindo as tendências e exigências mundiais, está adotando cada vez mais normas de padronização para garantir a qualidade das obras, sua capacidade de inclusão, e seu baixo impacto ao meio ambiente.

Isso é facilmente observável pelas normas I.S.O. e pelo PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, exigidos por todos os bancos financiadores da construção no Brasil.

O sistema de construção através de Fôrmas Metálicas permite a fácil adequação as normas I.S.O. no processo construtivo e atende a norma do PBQP-H em sua essência.

Isso ocorre por que ele é um processo industrial, cíclico, mensurável e que busca a qualidade e racionalidade na sua execução.

A construção com Fôrmas metálicas como já descrito anteriormente, diminui o desperdício, diminui o retrabalho, cuida da segurança do trabalhador e por consequência o impacto ambiental.

solidez

Concreto e aço, esses são os principais ingredientes da construção através das fôrmas metálicas.

O concreto estruturado é largamente utilizado na construção civil, e seus benefícios são amplamente conhecidos. Utilizando-se um bom sistema de controle do concreto para garantir sua resistência e a correta especificação do aço, conforme determinado no projeto estrutural, o construtor e o empreendedor não terão surpresas.

A Solidez do empreendimento também é medida através dos gastos com a manutenção após 5, 10, 15, 20 anos ou mais. A Construção através de Fôrmas Metálicas que é a forma de produção da Alvenaria estrutural, possui melhores índices de durabilidade e resistência as ações tempo. É menos suscetível a rachaduras, fissuras, infiltrações, formação de mofo, e desgaste por ação do sol e da chuva.

Outro tipo de custo nas construções é o relacionado a acidentes protagonizados principalmente pelos futuros proprietários. Novamente, o diferencial de um planejamento antecipado, faz com que problemas de acidentes com perfuração de canos elétricos ou hidráulicos seja minimizado, pois a padronização faz com que este tipo de incidente seja reduzido.

roi

Considerando o valor do concreto e do aço, chega-se a conclusão de que são mais caros do que o processo construtivo tradicional, aliado a isto há também o custo das fôrmas metálicas e do treinamento da equipe para sua correta utilização. Como pode que um sistema que utiliza ingredientes mais caros possa dar resultado superior?

A resposta está nos quatro pilares da construção através de Fôrmas Metálicas que são:

1) a velocidade de produção,

2) pequena quantidade de funcionários,

3) racionalidade do uso dos materiais, e

4) eliminação do retrabalho.

O planejamento cuidadoso e os quatro pilares da construção através das Fôrmas Metálicas, faz com que o retorno do investimento seja muito superior ao que se obtém através dos outros métodos construtivos.

As Fôrmas Metálicas são feitas em aço e são produzidas para produzir mais de mil construções, e resistir a muitos anos. O seu revestimento é de madeirite plastificado para resistir a chuva e a ação corrosiva do concreto. O madeirite quando aplicado o desmoldante correto para utilização com o concreto pode ser reutilizado mais de 100 vezes.

De quanto é o retorno sobre o investimento?

Para se chegar a este valor precisamos saber qual o custo estimado da obra utilizando-se o processo convencional.

Com este número em mãos, pode-se considerar uma redução de 25 a 30% no custo da mão de obra sobre a estrutura em obras de pequeno porte, visto que em obras de grande porte esta diferença pode chegar de 50 a 60%.

Com relação ao material pode-se novamente considerar uma redução de 15 a 20% no custo do material até o término da estrutura em comparação aos sistemas tradicionais.

Sobre o tempo: o processo construtivo através de Fôrmas Metálicas tem um cronograma de trabalho muito mais definido e fácil de ser seguido, e isto também se traduz em redução de gastos.

Pode-se então concluir que a redução no custo da produção durante a fase estrutural do empreendimento pode ultrapassar os 20%.